ESCRAVOS OU LIVRES
(RM 6:16) - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justificação? – O verso que lemos nos questiona a uma escolha, a uma posição entre duas possíveis: Ser servo do pecado e morrer, ou ser obediente a palavra de Deus e ter a justificação para a vida eterna!
Portanto, aquele que serve ao pecado é escravo do pecado, e ser escravo significa: Ser dependente, estar sujeito, estar debaixo da vontade de outros! Ora, aquele que estar sob o domínio de vícios, é escravo do vício; aquele que é dominado pela sua tradição religiosa é escravo da religiosidade cega! Quem não consegue viver livremente, mas de alguma forma está preso a qualquer coisa desta mesma coisa é escravo. (RM 6:20-22) - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Portanto, concluímos que há duas possibilidades:
1-Servo do pecado = livre da justiça = frutos da vergonha = morte eterna;
2-Liberto do pecado = servo da justiça = frutos da santificação = vida eterna;
O propósito do inimigo portanto é impedir o homem de ter vida eterna, e para tanto, busca escravizar o homem, e fazê-lo dependente das coisas do mundo ou da carne..o que é possível quando o homem torna-se escravo do pecado, pois a bíblia diz: (JO 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. A missão do ladrão é:
01. Roubar... aquilo que o homem tem de valor, de importante, de precioso! E o roubo a que se trata é nossa condição de “Propriedades de Deus”. Ele quer nos roubar de Deus, e quer roubar a nossa herança. Ele quer roubar nossos tesouros celestiais. Quer roubar nossa autoridade pelas mentiras que lança. Ele quer roubar nossos dons e talentos, e tudo que Deus nos tem dado.
02. Matar ... tudo aquilo que possa nos dar vida. Pois, se não tivermos vida, somos mortos, e a bíblia diz que o pecado é a morte do homem. O pecador está morto nos delitos e pecados, e Jesus disse: Deixai os mortos sepultarem os mortos. Satanás quer nos deixar sem vida, sem alegria verdadeira, sem paz, sem felicidade, sem amizade com os outros, e sem comunhão com Deus. e para isto ele quer nos fazer escravos do pecado... Ele nos mata quando nos prendemos ao mundo, quando ficamos dependentes da concupiscência da carne.
03. Destruir... as fundações e princípios de Deus. O Inimigo tenta tirar os alicerces que edificam a vida do homem os quais são: A palavra de Deus, a família, a fé em Cristo Jesus, e a comunhão com a Igreja. Se o homem tem uma fé destruída, tem uma vida destruída; é por isso que muitas famílias são destruídas, e porque muitos cristãos não tem comunhão.
Mas, se somos livres e não escravos, não aceitamos as mentiras do Diabo: (TG 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
A humanidade tem o direito de escolher: Ser escravo do Diabo e suas mentiras ou ser servo de Deus e a sua justiça. (DT 30:19) - Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
O homem portanto, pode escolher uma destas propostas:
01) Ser servo de Deus => A vida = bênçãos = vida abundante!
02) Ser escravo do pecado => A morte = maldições = morte vergonhosa!
Em geral sabemos que: O escravo não tem direito algum, não tem direito nem a sua própria vida, nem a liberdade; não tem direito a herdar bem algum, pois tudo pertence ao seu senhorio. Se o escravo tem um maligno senhor, então, até o pouco que tem é roubado, sua vida é tirada, e tudo lhe é destruído. Quem é escravo do pecado tem todas estas maldições. Quando Jesus apresentou as obras do diabo que é roubar, matar e destruir, também apresentou-nos em sua palavra a solução: (1JO 3:8) - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Se escolhermos servir ao Senhor Jesus, nós podemos desfazer as obras do diabo por meio de Cristo! E todas as maldições podem ser retiradas: (GL 3:13) - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
O texto portanto, afirma que o homem pode ser resgatado das maldições, pois Cristo fez-se maldito em nosso lugar, ou seja Ele assumiu, ao morrer na cruz, as maldições que eram nossas. É importante lembrar que a maldição está sobre os escravos do pecado, aquele que não confessaram a ação poderosa de Cristo em suas vidas. Portanto, se alguém estar em Cristo, estar livre do pecado e também estar livre das maldições, sendo uma nova criatura! (RM 6:6,7) - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.Porque aquele que está morto (em Cristo) está justificado do pecado. Se crermos em Cristo, não mais fazemos a vontade do pecado. Quem faz a vontade do pecado, é escravo do pecado e não estar em Cristo, devendo receber a devida condenação...
(RM 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. O texto afirma duas verdades: que a vida eterna é uma dádiva de Deus, e que quem anda na prática escrava do pecado recebe a morte! Não há desculpas que possa livrar o homem da condenação, a não ser o homem submeter-se ao domínio de Cristo.