Seguidores

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vivendo pela fé

LIÇÃO 3- VIVENDO PELA FÉ

Porque em Cristo se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. - (RM 1:17). Sim, devemos viver por fé! Mas, que fé é esta? O que é fé? Existe fé inútil? Qualquer fé serve?

A bíblia assim define-nos: “(HB 11:1) - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (HB 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é doador de bênçãos àqueles que o buscam”. Portanto, precisamos entender que fé é:

1) Ter uma esperança firme e fundamentada no alicerce da Palavra!

2) Provar antes de ver. Confessar sem ver como se tivesse ocorrido!

Portanto, ter fé é vital para a relação entre Deus, e o homem. Se não crermos nEle então, não poderemos nos aproximar, ou pedir-lhe algo, mas se crermos, certamente Ele é Galardoador! Se a fé não estiver operando, a incredulidade predomina, gerando incertezas e fracassos. Quem duvida jamais realiza qualquer coisa para Deus. Certa vez Pedro desejou andar sobre o mar ao ver Jesus faze-lo, e andou alguns passos firmes sobre as águas, mas quando temeu a profundeza do mar, e viu sua fragilidade, afundou! A dúvida fez com que olhasse para as circunstâncias e esqueceu-se de olhar para Jesus! Fé é olhar para Jesus!

O alvo da nossa fé é Cristo! Nada ou ninguém mais importa! (HB 12:2) - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Portanto, Ele é o autor da fé, pois tem enviado o seu Espírito para despertar em nós esta fé nEle. E Ele é o consumador, pois a nossa fé é realizada e confirmada por Ele. Devemos crer nEle, pois há de cumprir todas as suas promessas! A fé legítima está apenas no Filho! Em Efésios 4:5 confirma que há: “Um só SENHOR, uma só fé...”. Portanto, (GL 2:16) - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

A fé em Cristo deve se cumprir em dois pontos distintos:

Fé salvadora: É aquela em que o Espírito Santo leva o homem a se arrepender e confessar os seus pecados, aceitando o sacrifício de Cristo em seu lugar. (JO 3:36) - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (1CO 1:18) - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Quem tem fé em cristo deve crer em sua salvação mediante a Graça de Deus. Ver lição 2. apenas pessoas de fé podem dizer o que Paulo disse: “(2TM 4:7-8) - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” Será que podemos expressar assim nossa fé?

Fé operadora: É aquela onde maravilhas acontecem mediante a fé no nome do Senhor Jesus Cristo. A bíblia nos mostra expressões que quantificam a fé, tais como: “Pouca fé”, (Mt 6:30); “Tanta fé”, (Mt 8:10); “Fé como um grão de mostarda”, (Mt 17:20); “Homem cheio de fé”, (At 6:5); “a medida da fé”, (Rm 12:6). Portanto, aquele que se coloca como um vaso aberto, e deixa-se encher desta fé, fará grandes obras para o grande Deus vivo, no nome de Jesus Cristo.

A palavra nos garante isso: (MT 21:22) - E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (JO 14:13) - E tudo quanto pedirdes em meu Nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (JO 16:23) - ... Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu Nome, o Pai vo-lo há de dar. E ainda: E estes sinais seguirão aos que crerem...(Mc:16:17)

Atributos da fé: Se a fé que temos em Cristo é genuína então deve haver dentro daquele que crer quatro atributos:

1) Fé com entendimento naquilo que crer. Não basta aceitar uma fé só por herança ou por imposição de outros, mas devemos ler e estudar a palavra, pois assim é produzida a fé verdadeira. (Rm 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Jesus deve ser o alvo da fé de forma racional: ... mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. - (2TM 1:12)

2) Fé com segurança naquele em quem se crer. Mesmo em circunstâncias adversas, quem tem fé diz: (SL 46:2-5) - Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Perseverar na fé! Ver 1Pe 1:7-9.

3) Fé com uma nova perspectiva da vida; ao recebermos a fé em Jesus, certamente a vida ganha uma nova visão: Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no CÉU, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; - (AT 7:55). Aquele que tem fé verdadeira ver o Reino de Deus:(JO 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4) Fé com plena certeza da vitória. (RM 12:21) - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (1CO 15:57) - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.(1JO 5:4,5) Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Podemos dizer portanto, que fé é um dom divino(Ef 2:8); fé é um fruto do Espírito Santo(Gl 5:22); Nasce com o ouvir(Rm 10:17); é dinâmica porque ela nasce, cresce e desenvolve-se.

Não fiquemos com nossa fé atrofiada, raquítica, duvidando da ação de Deus, duvidando do poder do nome de Jesus, duvidando que nEle nós temos salvação. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.(Tg 1:6).


E agora? A nossa fé tem sido viva, salvadora e operadora? Ou é uma fé morta em si mesma e cheia de dúvidas? O que nos impede ter esta fé em Jesus?

Pr. Felipe da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ