Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BEM, DONS E FÉ

Porque (Barnabé), era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. (AT 11:24)
Estas características de Barnabé atraíam as pessoas à Igreja. Devemos ser assim: Homens de bem, que anunciam a verdade abençoando. Homens cheios do Espírito, disposto a manifestar os dons com prudência e maturidade. Homens de fé! Fé inabalável, e fundamentada na palavra.
Precisa-se de homens e mulheres com uma fé racionalizada. Ora, Sabemos que há dois tipos de fé: A fé salvadora e a fé operadora. É bem fácil de identificarmos a fé salvadora: Pois quem nele crer, não perecerá, e quem não crer já está condenado! Esta é a fé na qual afirmamos que em Cristo temos vida eterna. E a fé operadora é aquela que se manifesta apenas nesta vida, quando por fé, poderemos ver as manifestações do poder de Deus operando. Há diversidades de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Como Igreja de Cristo, nossa missão não é negar ou desmerecer nenhum dos dons, mas, contudo não devemos muito menos, fazer a apologia extremista destes dons. Precisamos ser uma Igreja conforme está em 1Pedro 1:4-8, onde se acrescenta à fé, a virtude, e acrescentemos à virtude a ciência, que é o conhecimento da palavra de Deus; e acrescentemos à ciência a temperança (ou moderação, prudência, cuidado no falar e no agir), e à temperança acrescentemos a paciência. Portanto, se somos uma igreja temperada quanto ao conhecimento da palavra, sejamos moderados e sem radicalismos, nem banalizações dos dons, mas, sim, pacientes, suportando as diferenças, e acima de tudo, sabendo conviver com as diferenças. Porquanto, desmerecer aqueles que têm dons, é desprezar o Espírito Santo.
O texto prossegue dizendo que devemos acrescentar à paciência, a misericórdia, que é o perdão as ofensas do outro. E devemos ainda acrescentar à misericórdia, o amor pelo próximo; e acrescentemos ao amor pelo próximo, o amor ágape; sendo assim capaz, até, de sofrer pelo outro, e como isto é difícil de alcançarmos: Sofrer pelo outro! Sim, este é o propósito da fé em Cristo: “Amar o próximo, assim como Deus nos amou. Então, verdadeiramente sereis meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”
Busquemos, pois, conforme a medida da fé, os melhores dons espirituais, tendo zelo, e moderação em administra-los sem meninices, nem ufanismos.
Que ajamos no bem e em paz, cheios do Espírito, com a fé salvadora que nos dá esperança de vida eterna. E que a fé operadora manifeste-se nos dons espirituais com sabedoria e respeito mútuo. Busquemos, sobretudo o dom do amor, e sejamos temperados na palavra, e pacificadores. Respeitando o pensamento do outro. Procurando não manchar as mãos de sangue, mas sim, sarar as feridas e fazer o bem numa fé viva e vivificante. Só geramos, edificamos vidas e as atraímos para a Igreja , se formos benignos, cheios de dons espirituais, e tendo o mais excelente deles: o dom do amor. Assim seremos como Barnabé: Homem de bem, homem de fé, e homem cheio do Espírito Santo!
Pr. Felipe da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ