Follow by Email

Seguidores

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curso Fidelidade - Respopnsabilidades da fé

POR QUE SER DIZIMISTA? (n°2)
Porque cada qual deve assumir suas responsabilidades.E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.(Gálatas 6: 5-8)
É maravilhoso como Deus tem anunciado tantas verdades sobre o dízimo neste texto:
1º - Precisamos assumir nossas responsabilidades. Deus não chama irresponsáveis, indiferentes ou descomprometidos. A bíblia nos alerta que cada um vai prestar conta com Deus. No convite de Jesus, Ele mesmo diz: “Tomai sobre vós o meu jugo, porque meu jugo é suave e leve...”, ou seja: “Tenha compromisso com a minha obra...”
Se dissermos que somos do Corpo, então temos uma missão, uma função a assumir neste corpo. Se avaliarmos bem, há uma missão comum a todas as partes do corpo: buscar o bem estar! Portanto, dizimar é isso, é manter o corpo com condição de viver bem!
Aquele que estar no corpo no corpo de Cristo, é reconhecido pois, este querem e assumem suas responsabilidades.
2º - Aquele que é instruído reparte os seus bens na obra. Em Lucas 8, mostra que o próprio Senhor Jesus, recebia mantenedores, mulheres depositavam ofertas, bens e dízimos diante do altar, de forma a manter a obra e aquele que ensinava.“E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. (LC 8:3)”
O Senhor Jesus afirma em Lucas 10:7 que “ digno é obreiro do seu salário”, e Paulo escreve em 1TM 5:17,18 “Os pastores que governam bem sejam considerados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Muitos, contudo estão “ligando a boca do boi”, ou seja, impedindo-o de alimentar-se e de viver com dignidade.
3° - Deus não se deixa escarnecer, o homem só colhe o que planta. Muitos pensam que podem escarnecer de Deus, não assumir o compromisso, não dizimar, ser infiel, e colher as maravilhas de Deus. Tola insensatez é esta, pois o que semeia na sua carnalidade, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia Espiritualmente, do Espírito ceifará a vida eterna. Porquanto, quem não dizima está zombando de Deus, é uma pessoa carnal, e sem plena vida espiritual, mas quem crer nas promessas, dizima, e vive a verdade do Espírito.
Conclusão: Portanto não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. (GL 6:9)
Não tenha medo de fazer o que agrada a Deus. Quem é fiel no pouco, no muito será colocado, pois no tempo certo colherá o melhor de Deus. Quem é fiel não se desfalece, ao contrário, permanece firme e prospera para a vida eterna.
(Pr. Felipe da Hora)

Curso Fidelidade - A honra do Dízimo

POR QUE SER DIZIMISTA? (n°1)

O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível. (Malaquias 1:6 e 7)

Os versículos acima mostram Deus cobrando do seu povo um procedimento diferente do que vem tendo até então. Deus está dizendo a Israel, e diz a nós hoje:
1- Que se temos Deus como Pai, se o chamamos de Pai, por que negar agindo como bastardo? Por que desprezar a obra do Pai? Quem é filho, honra cuidando.
Se somos filhos de Deus, honremos o nosso Pai celestial. Fomos chamados, você e eu, para cuidar, cada um mesmo, da casa do Senhor.
2- Que se Deus é o Senhor, honre-o, pois Ele não aceita sacrifício imundo, impuro, contaminado pelo pecado, ou pelo egoísmo avaro e vil.
Não dê para Deus qualquer resto ou sobejo. Ele é o Senhor, e é o dono de tudo o que tu tens. Teus bens só estão nas tuas mãos, mas tudo é de Deus, e Ele só recebe quando é devolvido com sentimento de gratidão pelos benefícios que Ele fez e faz na vida do seu povo. Seja servo, devolva o dízimo com amor, sabendo que é usado para manutenção do templo e para ganhar almas para Jesus. Devolva-o com alegria, sabendo que não vai fazer falta, pois o Senhor nos guarda de todo o mal.
3- Não adianta ter posição na igreja, cantar, tocar ou exercer qualquer ministério, ser sacerdote, e desprezar a mesa, o altar, ou o nome do Senhor.
Não dizimar é desprezar a obra de Deus. Não dizimar é rejeitar as bênçãos e as promessas de Deus para a nossa vida. Não basta ir a igreja, se batizar, ser membro, pois quem não dizima não é discípulo de Jesus. Quem não dizima não participa, não entrou ainda no Reino de Deus. Quem honra a Deus é integro nos dízimos e ofertas.
4- Oferecer sobre a mesa do Senhor sacrifícios imundo é desprezar o Senhor.
É mister, portanto, que tenhamos cuidado com a nossa oferta. Deus rejeita os religiosos fariseus, como rejeitou Ananias e Safira, não pela quantidade ofertada, mas por quererem só posições na obra de Deus, queriam ser do corpo de Cristo, sendo infiel. Mas, Deus os vomitou. Ver Atos 5:2 – “E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando os sobejos, a depositou aos pés dos apóstolos”.
O sacrifício de Ananias e safira tornou-se imundo, e morreram por causa de sua avareza e por desprezarem as coisas de Deus. Quem dá sobras é vomitado por Deus.
E você está dizimando ou retendo os “dez por cento”? Está achando que os 10% é mais importante que os 90%. Deus está dizendo que: “Quem confia nos 10% vai ter os 90% roubados pelo devorador”. Esperar sobrar para dar, é nunca ter suficiente.
Quem retém o dízimo, impede o crescimento da obra de Deus, e entrega-se nas mãos do devorador. Reter os 10%, é reter a miséria. Portanto, não tenha medo, hoje mesmo repreenda o mal da tua vida, repreenda a dúvida e dê seu dízimo. O Senhor é teu ajudador, tua fortaleza e tua esperança. Dar o dízimo é confessar a Jesus, com uma fé prática e verdadeira, não apenas de lábios. (Pr. Felipe da Hora)

Curso Vida Feliz - A Origem do Mal

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...”(Gn 1:31). Sim! Tudo quanto Deus fez era perfeito. Toda a sua criação era perfeita. Do próprio homem Deus diz: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”,(Gn 1:26). E porque o homem perdeu essa semelhança? Como aconteceu? Que semelhança era esta? Quais as conseqüências desta perda?
O homem foi criado com vários atributos semelhantes a Deus, mas o mais importante era: Não ter o pecado em sua natureza!
Este estudo nos fará ver que o pecado é a causa do mal, das enfermidades e de todo tipo de problemas que o homem possa sofrer.
Como o pecado entrou no mundo?
Ora... no Éden, Deus deixou-lhes livre para obedecer a umas poucas palavras: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecer o bem e o mal não comerás...”, (Gn 2:16)
Deus havia dado um mandamento simples, e a desobediência a este mandado de Deus gera o pecado, pois pecado é a transgressão da lei. (Tg 2:9). O texto diz ainda que se o homem desobedecesse a esta ordem de Deus: ...certamente morrerás!
O homem feito a imagem e semelhança de Deus tinha o livre arbítrio para escolher obedecer a Deus. O homem tinha intimidade com Deus pois este vinha e falava com Adão todas as tardes.
Em Gn 3:1-5, vimos os detalhes da entrada do pecado, pela transgressão de Adão, conforme está em Rm 5:12-21.
O homem ouviu o conselho da serpente;
Questionou a palavra de Deus;
Olhou para o fruto e viu que era boa para se comer, e agradável aos olhos;
Era desejável para ter entendimento, experiências;
Resultado: O pecado foi consumado.
E por causa desta desobediência o homem recebeu grandes e terríveis conseqüências, inclusive muitas maldições. (Ver Gn 3: 6-13)
Quais as conseqüências do pecado?
01) Adão e Eva tiveram vergonha de Deus; (Gn 3:7)
02) Adão e Eva tiveram medo da ira de Deus e esconderam-se; (Gn 3:10)
03) Adão tentou colocar a culpa do seu pecado na mulher, e Eva tentou desculpar-se acusando a serpente, mas Deus não aceita , eram culpados;
04) Eva recebe a maldição de: Com dores terás filhos e o teu marido te dominará;(Gn 3:16)
05) A terra tornou-se maldita (doenças e pestes); (v17 e 18)
06) Adão recebe a maldição: Com suor de teu rosto ganharás o pão;
07) O homem foi colocado fora do Éden para não comer da árvore da vida, e foram colocados querubins com espadas para guarda-la. (Gn 3:23,24)
Qual a pior das maldições?
Deus havia falado que se o homem lhe desobedecesse e cometesse o pecado, “Certamente morreriam”, e quão terrível é perder a vida eterna e tornar-se um mortal sofredor, distanciado de Deus. E nós, porque morremos?
Sobre isso a palavra de Deus diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Rm 3:23). “Pois que, como por um homem entrou o pecado no mundo, pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens; por isso que todos pecaram”(Rm 5:12). Portanto, a herança maldita que Adão deixou para todos os homens foi a morte. Todos nós somos pecadores, e por isso morreremos. (Gn 3:19).
O homem tem cada vez mais se afastado de Deus, vivido numa corrupção total do propósito de ter sido imagem e semelhança do Altíssimo. (Gn 6:5,11,12)
Como escaparemos da condenação desta morte?
Conforme Efésios 2;1,5 e Colossenses 2:13, o homem estava morto nos seus delitos e pecados, e nada podia fazer para escapar do juízo divino, e assim como Adão, fomos expulso do Éden eterno, não tínhamos acesso a glória de Deus. E agora que esperança temos?
Diante do pecado de Adão Deus fez uma promessa, proclamando a derrota da serpente e de Satanás: “E porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher (Eva),e entre a tua semente(Satanás) e entre a semente dela(Jesus Cristo)que te ferirá a cabeça, ainda que lhe fira o calcanhar”(Gn 3:15)
Portanto, Cristo foi ferido no calcanhar ao morrer na cruz, mas ao ressuscitar feriu a serpente e seus anjos na cabeça. Retirando todas as maldições, inclusive a morte. Em Cristo temos vida! A palavra de Deus nos garante: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que assim as bênção de Abraão chegasse aos povos por Jesus Cristo e para que pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito. (Gl 3:13,14)
O próprio Jesus afirmou: “Pois Deus enviou o seu Filho não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse resgatado por Ele”( Jo3:17).
O mundo está condenado a morte, por causa da herança do pecado de Adão,mas Cristo pode resgatar a todos que crêem em seu Nome, ao anular os pecados na cruz. Em 1João 2:1 diz:”Não pequeis, mas se alguém pecar, lembre-se que temos um advogado diante do Pai, Jesus Cristo o Justo”. Ele pode nos justificar, porque Ele é justo! “Pois assim como por uma só ofensa veio a condenação a todos os homens, assim também por um só ato de justiça, veio a graça para todos os homens para a justificação de vida”(Rm5:18)

Não precisamos ficar lamentando ou temendo o juízo final. Não precisamos temer a morte. Hoje nós temos Cristo crucificado, só precisamos crer e receber este ato de justiça por nós. Pois Jesus, mediante a sua morte na cruz do calvário, condenou o pecado e concedeu vida eterna a todos que nEle crer. Ver Rm 8:1; Jo 5:24; Rm5:8 e 9; 2Co5:17,18 e 21; 2tss2:13 e 14 ; 1Jo 1:7; Hb 9:14;

E agora? Viverei desobedecendo a palavra de Deus, debaixo do pecado e da condenação de Adão; ou aceito obedecer a palavra do Senhor, debaixo da graça e assim ser resgatado em Cristo Jesus, o Salvador?

Pr. Felipe da Hora

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ