Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A oração modelo

LIÇÃO 5- A ORAÇÃO MODELO

E disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar...(Lc 11:1)

Este texto nos mostra a necessidade dos discípulos e o desejo destes de orar corretamente! Por isso eles reconhecem que, só é possível orar corretamente se aprendermos com Jesus, e assim o Mestre nos ensina:

1) Os erros das orações, e que devemos evitar!

a- Querer aparecer, ou ser melhor que os outros. Julgar-se mais digno que os demais. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. (MT 6:5)

b- Usar de repetições, de palavras decoradas, sem entendimento, nem sentimento! E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. (MT 6:7)

2) Os pontos corretos, e que devemos praticar em nossas orações!

a- Orai ao Pai, e mais ninguém! Ele quer ter intimidade contigo: (MT 6:6) - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Este ponto nos define portanto que “Orar é falar com Deus!”

b- Orai ao Pai, pois Ele nos conhece intimamente! (MT 6:8) - Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. (Mt6:6)- Mas quando orares entra no teu quarto em secreto e teu Pai que vê em secreto te recompensará. Orar é ser íntimo de Deus!

c- Orai santificando o nome do Pai celeste! (MT 6:9) - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. O que significa isso? Ora, “Santo” significa: “Não misturar com o que impuro”, portanto não devemos usar o nome de Deus de forma indigna ou misturando com outros nomes, pois Ele é Santo. Não devemos misturar o santo e o profano! Que comunhão tem a luz com as trevas? O nome celeste de Deus não pode ser misturado com os nomes terrenos! Ora, se vermos um alimento super delicioso e o misturarmos com outro extremamente estragado, que sabor prevaleceria? Assim é a oração, Deus o Pai só recebe as orações de pessoas que santificam o seu nome, que vivam, creiam e orem apenas a Ele.

d- Orai pela vinda do seu reino! (MT 6:10) - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.Ora, precisamos desejar o Reino de Deus em nós, e isso só é possível quando reconhecemos que Ele é o Rei! Sim, temos que ser servo deste Reino. Precisamos nos entregar e reconhece-lo como Senhor ou o Seu Reino não nos alcançará. Portanto só entramos no Reino de Deus se formos submisso a sua vontade”. O servo só é servo se obedecer ao seu Senhor. Sim, até os anjos que não obedeceram a vontade de Deus, foram expulsos do céu, como o homem por não obedece-lo foi expulso do Éden. Apenas quem obedece a palavra de Deus pode entrar no seu Reino de Deus.

Se a sua vontade não entrar em mim, não posso entrar no seu Reino.

e- Orai reconhecendo a dependência de Deus, reconhecendo que Ele é quem nos providencia todas as coisas. (MT 6:11) - O pão nosso de cada dia nos dá hoje; Tudo que temos vem de Deus. Ele nos sustenta e a cada instante de nossa vida Ele está presente. Precisamos portanto ter um coração humilde e sermos grato por tudo que Ele nos tem proporcionado. Deus não se agrada de quem é orgulhoso, presunçoso e soberbo!

f- Orai reconhecendo que só Ele é quem perdoa as nossas dívidas para com o Pai! (MT 6:12) - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

A condição para este perdão é: Pedi-lo ao Pai, e perdoar o outro! Ora, se não peço ao Pai não sou jamais perdoado! E se, não perdôo aquele que me ofendeu, Deus também não me perdoará as ofensas que lhe fiz!

g- Orai suplicando pelo livramento do mal! Pedindo ao Pai para ser fortalecido nas tentações, pois, os dias são maus. Sim, o mundo jaz no maligno. (MT 6:13) - E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal... Jesus está aqui mais uma vez preocupado com as investidas do mal sobre o seu povo. Contudo, precisamos aprender que temos armas para vencer as tentações, a nossa fé! A bíblia diz que devemos resistir (lutar contra) o maligno. Que sinais acompanham aos que crêem no Nome de Jesus! Se cremos em Cristo, e usarmos a autoridade do seu Nome, então já vencemos o maligno.

h- Orai glorificando ao Senhor! Citando e reconhecendo os atributos da sua Majestade. O texto diz: porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Portanto, precisamos orar confessando que Ele é o Senhor do Reino, e que Ele é o Todo-poderoso, pois tem toda a autoridade nos céus e na terra; e que a Sua Glória (Atributos) é incomparável. Ver Isaías 42:8.

i- Em outra oportunidade o Senhor ensina que: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. - (JO 14:13) Portanto: Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. - (JO 14:14) Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. - (JO 16:23). Sim, devemos orar no Nome de Jesus, e assim revelar a glória do Pai! Doravante ore no Nome do Filho!

Como, quando e onde orar?

A bíblia nos ensina que podemos orar, de joelho(Ef 3:14); de pé (2Cr 20:5,6); deitado (2Re 20:2,3). O mais importante é a “posição” de nosso coração!

Os lugares podem ser: No templo, junto com a igreja, o qual Deus chamou de casa de oração,(Mt 21:13). Pode ser em um lugar particular, o quarto secreto, ficando a sós com Deus, (Mt 6:6). Pode-se ainda, ser em família, ou seja com os irmão da fé em qualquer lugar( 1Tm 2:8), com propósito comum! (At 12:12).

É preciso orarmos a todo tempo, ou seja: Ao deitar-se (Sl 4:1 e 8); Durante toda a noite (2Sm 12:16); Ao levantar-se (Jo1:5); Durante períodos determinados do dia (Dn 6:10); deve-se pois orar incansavelmente!(1Ts 3:10; 5:17).

Quem vive em total dependência de Deus, vive em oração! E este é o segredo! Ao orarmos com fé inabalável, certamente temos vitórias: Sobre as tentações(Mt 4: 2, 3); Sobre as enfermidades(At 3:6); sobre as dificuldades e aflições(At 27:34). Em Cristo, temos vitória sobre tudo, (Mt 21:22).

E agora? Vou orar como a bíblia ensina ou do jeito errado dos homens?

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ