Seguidores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIÇÃO 7- O FUNDAMENTO DA IGREJA

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; - (MT 16:18). A questão aqui é: Quem é esta pedra sobre a qual as portas do inferno não tem nenhuma ação? Para entendermos é preciso analisarmos cuidadosamente:

Jesus disse: Tu és Pedro, ou seja: Tu és duro como uma pedra! e (apontando para si) Continua: Sobre ESTA pedra(que sou eu, o Cristo) edificarei a MINHA Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Sim, Cristo é o único que derrotou todas as batalhas contra o maligno, pois Ele é a Rocha eterna!

1. Em tudo foi tentado, mas nunca pecou! (Hb 4:15)

2. Ele venceu a morte e tomou as chaves do inferno! (Ap 1:18)

3. Ele anulou todas as maldições! (Gl 3:13)

Já todos os outros homens, inclusive apóstolos cederam as mentiras do diabo: Tomé, Felipe, Bartolomeu e os outros também, tinham uma fé fraca, ao ponto de se esconder com medo de serem descobertos e mortos! Até Pedro, o traiu por três vezes(Mt 26:75), e antes disso foi violento cortando a orelha de um homem (Jo 18:10), e outra vez chegou a ser influenciado por Satanás (Mt 16:23), quando Jesus o repreendeu dizendo: “Vai pra lá Satanás!” Ora se a igreja estivesse sobre os ombros de Pedro a muito já estaria destruída!

Quem é a Pedra que alicerça a Igreja? O Próprio Pedro responde: (AT 4:11) “Ele (Cristo) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. (AT 4:12) - E em nenhum outro há salvação...”

Pedro não disse “EU”, mas sim: “ELE”, e confirma em sua epístola: “(1PE 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. (1PE 2:7) - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

O próprio Cristo testificou esta verdade: “Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor isto se cumpriu... E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. (MT 21:41,43). (=Firme-se em mim ou morra!)

É preciso portanto, crer e cair sobre esta Pedra e ser despedaçado, sendo assim refeito em um vaso novo, um vaso de honra; ou no juízo a Pedra vai cair sobre os rebeldes que se tornarão pó! Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. - (1CO 3:11). Os texto que lemos nos faz concluir que Cristo é o único fundamento, a pedra principal, o alicerce da nossa vida espiritual.

Que outro nome tem a Igreja do Senhor que comprova ser Cristo o alicerce? Em (1CO 12:12,27) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1CO 12:27) - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e sois seus membros em particular. Confirmando que a Igreja é chamada de Corpo de Cristo, ou seja é propriedade de Cristo. E que cada um daqueles que crêem, são membros do seu corpo. Devendo portanto: 1.Ficar ligado a Ele; 2.Ser abastecido por seu Sangue; 3.Obedecer a vontade daquele que é o cabeça, que é Cristo! (Ef 1:22,23; Cl 1:18)

Comparemos a Igreja e o corpo da pessoa de Cristo:

a) Jesus, em seu corpo foi batizado nas águas; e a Igreja foi revestida do Espírito em Pentecostes!(At 2:1-4)

b) Jesus, em seu corpo pregou o evangelho a todos; por isso a Igreja o anuncia em todas as nações; (Jo 4:17)

c) Jesus em seu corpo sofreu, foi crucificado, e venceu a morte; assim a Igreja padece, é perseguida, mas não é destruída; (Cl 1:24)

d) Jesus ressuscitou e foi morar com o Pai; assim a Igreja ressuscitará para a vida eterna, como herdeira do Pai; (1Co 15: 20-23)

A Igreja portanto pode ser descrita como:

1. Um lugar para cultuar a Deus, de forma íntima e exclusiva: (RM 12:1) - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2. Um lugar para praticar a mordomia: (2CO 9:7) - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2CO 8:12) - Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.

3. Um lugar para o ensino da disciplina: (MT 9:35) - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

4. Um lugar para desenvolver a comunhão com Deus e com os irmão, onde a convivência e a experiência nos faz crescer espiritualmente. (AT 2:41,42) - ... e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. - (JO 15:17); Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, - (EF 4:2); Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros... - (TG 5:16).

Qual é a Igreja verdadeira? Como posso reconhece-la?

O Senhor Jesus nos aconselha a sairmos da Igreja de Jezabel (Prostituição- Ap 2:20); da Igreja da doutrina de Balaão(Idolatras, e servem a outros senhores- Ap 2:14). A Igreja verdadeira está separada da doutrina dos Nicolaítas (prazer aqui e agora- Ap 2:15). E em (AP 18:2-4) - E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição... E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados...

Portanto, a Igreja verdadeira deve: ter uma doutrina PURA(Que não se contamina com outros deuses); buscar viver de forma PERFEITA(Conforme o padrão bíblico dos apóstolos); ser POBRE de espírito, com atitudes humildes; suportando quando PERSEGUIDA; fazendo tudo mantendo firmeza e PERSEVERANÇA. Sobre esta casa podemos dizer: Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.) - (SL 61:4)

E agora? Sou capaz de sair e evitar as igrejas falsas? Tenho forças para procurar e entrar numa Igreja que seja fiel a palavra?


LIÇÃO 6- OS MANDAMENTOS CRISTÃOS

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. - (AP 12:17). O texto acima revela que há um Dragão guerreando contra a mulher e os remanescentes! Surge-nos aqui três perguntas:

1. Quem é o Dragão? E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás...(Ap 12:9) E seu propósito é ir contra a mulher.

2. Quem é a Mulher e os remanescentes que o Dragão persegue? ...Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá...pois... foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. - (AP 14:4). Sim, é a Igreja!

3. Quais as características da Mulher? O texto afirma: Guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, e certamente a Igreja do Senhor o faz adequadamente! Mas, alguém poderia perguntar: Os dez mandamentos do Sinai está valendo? É Claro que sim! – pois a palavra de Deus nunca perece – mas, devemos obedecê-los pelo testemunho, ou ensino de Jesus.

A TÁBUA 1- Fala dos mandamentos relativos a Deus! (do 1º ao 4º)-Êxodo 20: "Amar a Deus..."

1º. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES, POIS SOU TEU SENHOR! É estabelecido o princípio da autoridade vertical: Aceite a Deus (Jesus) como teu Senhor! Sirva-O e O obedeça. Isso significa que Deus exige ser o único alvo a ser adorado, pois a Pessoa de Deus é única e incomparável! Ele disse: Antes de mim nenhum deus se formou, e depois de mim nenhum haverá...Não há outro deus que eu conheça.... (Is 43:10; 44:6,8) Jesus disse: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás(Mt 4:10). Se você não aceitou a Jesus como Senhor, aceite-O agora mesmo, este é o primeiro mandamento!

2º. NÃO FARÁS NENHUMA IMAGEM DE ESCULTURA!Deus não se revela ao homem por imagens, mas sim pela sua palavra nos profetas, mas agora nos fala através de seu Filho, que é a imagem plena do Pai! (Hb1:1; Cl 1:15; 2:9). Por isso diz: Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. - (IS 42:8).

3º. NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO! A questão aqui é entendermos que o nome de Deus é superior! O próprio Senhor Jesus nos ensinou: Santificado é o teu Nome! Devemos pois Santificar o Nome do Senhor e não contaminá-lo com outros nomes! Concluímos pois que todo uso do Nome de Deus de forma a mistura-lo com outros é um uso em vão, não serve! Deus não ouve orações imundas, não aceita ofertas imundas. Portanto, não usemos o Nome daquele que habita os céus junto com os humanos que viveram na terra e que hoje estão mortos.

4º. GUARDARÁS O DIA DE SÁBADO! Esse mandamento simboliza duas bênçãos espirituais: Que devemos descansar do corre-corre do dia a dia, e aproveitar esse tempo para ser oferecido a Deus. E hoje, para aqueles que estão em Cristo, isso é feito quando descansamos em nosso Sábado, o repouso, que é Cristo, entregando a Ele todas as nossas ansiedades. Em Hebreus capítulos 3 e 4 fala que Cristo é o nosso repouso. Em (HB 4:11) - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Ora, sendo Cristo o nosso repouso, devemos usar todo o tempo possível que temos para Ele. É preciso portanto, que haja dedicação para com o Senhor. Se não temos tempo para Deus, somos desobedientes e não entramos em seu repouso!

A TÁBUA 2- Fala dos mandamentos relativos ao próximo! (do 5º ao 10º)

5º. HONRAR PAI E MÃE. É estabelecido o princípio da autoridade horizontal: Obedeça os seus superiores! A base deste princípio está em aprender a respeitar pai e mãe, cuidar deles quando necessário. Assim aprende-se a respeitar e honrar as hierarquias, e posições estabelecidas a partir do lar. Ver Mt 15:5, quando os religiosos não entendiam este ensino, mas Cristo disse: Cuidem primeiro dos de casa, e da família da fé. Não adianta religiosidade é preciso verdadeira humilhação do ego.

6º. NÃO MATARÁS. Pois o propósito de quem serve a Deus é gerar vida. Precisamos agir de tal forma que aqueles que estão mortos, possam conhecer a Cristo para que vivam! Devemos transmitir vida aos necessitados. É mandamento cristão, pois, dar frutos e gerar vidas.

7º. NÃO ADULTERARÁS. Cristo nos avisa que o simples olhar impuro já seria adultério. Precisamos purificar não só as ações mas, até nossos pensamentos. Cuidado com os teus olhos e com tua mente!

8º. NÃO FURTARÁS. O Senhor Jesus nos ensinou a ter tudo em comum, não basta não furtar, mas, precisamos compartilhar o que temos!

9º. NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO. O Senhor Jesus nos ensinou que, não precisamos apenas cessar de mentir, mas, precisamos defender aquele que não tem voz. Precisamos condenar as injustiças e sempre abençoar!

10º. NÃO COBIÇARÁS! O Senhor Jesus não só nos ensina a não valorizarmos demais as coisas deste mundo, mas principalmente que busquemos acumular tesouros no céu: Confessar a fé em Cristo, manifestar as boas obras da fé, buscar os dons do Espírito, produzir os frutos do Espírito...etc.

As duas tábuas que citamos, foram resumidas por Cristo: (MT 22:37-40) ... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ver Lucas 10:27.

a) Portanto, é preciso amarmos a Deus de todo o coração (Com amor completo e doador). Amá-lo de toda a alma (Com vontade, com prazer, com dedicação). E devemos amá-lo de todo o entendimento (Com conhecimentos, de forma racional, entendendo a palavra). Deus não quer adoradores insensíveis, involuntários ou irracionais. Mas, busca quem o adore em espírito e em verdade.

b) O segundo mandamento, que resume a tábua 2, é amar o próximo: (1Jo 3:23) - E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. (1Jo 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

Concluímos portanto, que a Igreja do Senhor tem sido perseguida pelo Dragão, mas deve guardar os mandamentos de Deus conforme o testemunho de Jesus: 1.Adorar só a pessoa de Deus; 2.Não fazer imagens de escultura; 3.Usar só o nome de Deus; 4.Dedicar tempo para Deus; 5.Honrar a família; 6.Transmita vida; 7.Não adultere nem pelo olhar impuro; 8.Compartilhe com os outros o que é teu; 9.Use palavras que abençoe; 10.Acumule tesouros nos céus!

E agora? Aceito viver segundo o mandamento de Deus ou fico com as tradições dos homens? Aceito o testemunho e os ensinos de Cristo, ou submeto-me as mentiras do Diabo? Lembre-se, a Igreja verdadeira obedece ao Senhor.


DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ