Seguidores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIÇÃO 7- O FUNDAMENTO DA IGREJA

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; - (MT 16:18). A questão aqui é: Quem é esta pedra sobre a qual as portas do inferno não tem nenhuma ação? Para entendermos é preciso analisarmos cuidadosamente:

Jesus disse: Tu és Pedro, ou seja: Tu és duro como uma pedra! e (apontando para si) Continua: Sobre ESTA pedra(que sou eu, o Cristo) edificarei a MINHA Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Sim, Cristo é o único que derrotou todas as batalhas contra o maligno, pois Ele é a Rocha eterna!

1. Em tudo foi tentado, mas nunca pecou! (Hb 4:15)

2. Ele venceu a morte e tomou as chaves do inferno! (Ap 1:18)

3. Ele anulou todas as maldições! (Gl 3:13)

Já todos os outros homens, inclusive apóstolos cederam as mentiras do diabo: Tomé, Felipe, Bartolomeu e os outros também, tinham uma fé fraca, ao ponto de se esconder com medo de serem descobertos e mortos! Até Pedro, o traiu por três vezes(Mt 26:75), e antes disso foi violento cortando a orelha de um homem (Jo 18:10), e outra vez chegou a ser influenciado por Satanás (Mt 16:23), quando Jesus o repreendeu dizendo: “Vai pra lá Satanás!” Ora se a igreja estivesse sobre os ombros de Pedro a muito já estaria destruída!

Quem é a Pedra que alicerça a Igreja? O Próprio Pedro responde: (AT 4:11) “Ele (Cristo) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. (AT 4:12) - E em nenhum outro há salvação...”

Pedro não disse “EU”, mas sim: “ELE”, e confirma em sua epístola: “(1PE 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. (1PE 2:7) - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

O próprio Cristo testificou esta verdade: “Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor isto se cumpriu... E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. (MT 21:41,43). (=Firme-se em mim ou morra!)

É preciso portanto, crer e cair sobre esta Pedra e ser despedaçado, sendo assim refeito em um vaso novo, um vaso de honra; ou no juízo a Pedra vai cair sobre os rebeldes que se tornarão pó! Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. - (1CO 3:11). Os texto que lemos nos faz concluir que Cristo é o único fundamento, a pedra principal, o alicerce da nossa vida espiritual.

Que outro nome tem a Igreja do Senhor que comprova ser Cristo o alicerce? Em (1CO 12:12,27) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1CO 12:27) - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e sois seus membros em particular. Confirmando que a Igreja é chamada de Corpo de Cristo, ou seja é propriedade de Cristo. E que cada um daqueles que crêem, são membros do seu corpo. Devendo portanto: 1.Ficar ligado a Ele; 2.Ser abastecido por seu Sangue; 3.Obedecer a vontade daquele que é o cabeça, que é Cristo! (Ef 1:22,23; Cl 1:18)

Comparemos a Igreja e o corpo da pessoa de Cristo:

a) Jesus, em seu corpo foi batizado nas águas; e a Igreja foi revestida do Espírito em Pentecostes!(At 2:1-4)

b) Jesus, em seu corpo pregou o evangelho a todos; por isso a Igreja o anuncia em todas as nações; (Jo 4:17)

c) Jesus em seu corpo sofreu, foi crucificado, e venceu a morte; assim a Igreja padece, é perseguida, mas não é destruída; (Cl 1:24)

d) Jesus ressuscitou e foi morar com o Pai; assim a Igreja ressuscitará para a vida eterna, como herdeira do Pai; (1Co 15: 20-23)

A Igreja portanto pode ser descrita como:

1. Um lugar para cultuar a Deus, de forma íntima e exclusiva: (RM 12:1) - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2. Um lugar para praticar a mordomia: (2CO 9:7) - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2CO 8:12) - Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.

3. Um lugar para o ensino da disciplina: (MT 9:35) - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

4. Um lugar para desenvolver a comunhão com Deus e com os irmão, onde a convivência e a experiência nos faz crescer espiritualmente. (AT 2:41,42) - ... e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. - (JO 15:17); Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, - (EF 4:2); Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros... - (TG 5:16).

Qual é a Igreja verdadeira? Como posso reconhece-la?

O Senhor Jesus nos aconselha a sairmos da Igreja de Jezabel (Prostituição- Ap 2:20); da Igreja da doutrina de Balaão(Idolatras, e servem a outros senhores- Ap 2:14). A Igreja verdadeira está separada da doutrina dos Nicolaítas (prazer aqui e agora- Ap 2:15). E em (AP 18:2-4) - E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição... E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados...

Portanto, a Igreja verdadeira deve: ter uma doutrina PURA(Que não se contamina com outros deuses); buscar viver de forma PERFEITA(Conforme o padrão bíblico dos apóstolos); ser POBRE de espírito, com atitudes humildes; suportando quando PERSEGUIDA; fazendo tudo mantendo firmeza e PERSEVERANÇA. Sobre esta casa podemos dizer: Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.) - (SL 61:4)

E agora? Sou capaz de sair e evitar as igrejas falsas? Tenho forças para procurar e entrar numa Igreja que seja fiel a palavra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ