Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coração Adorador

LIÇÃO 4- CORAÇÃO ADORADOR

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. - (JO 4:23) Conforme, o texto que lemos Deus está querendo encontrar pessoas que expressem uma adoração a Ele a partir de dois princípios:

Adoração feita em espírito: Ou seja, com sentimentos! Deve vir do interior do homem, de dentro do seu coração! O próprio Senhor Jesus, criticando os fariseus, revela que Deus não se agrada de palavras bonitas, ou de atitudes exteriores, mas Ele sonda os corações ao dizer: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Por isso em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens(MT 15:8,9). Sim! Precisamos adora-lo de todo o nosso coração! (MT 6:21) - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Adoração feita em verdade: Ou seja, com entendimento! Deve saber o que é adorar, e como adorar, a quem adorar, e porque adorar. Em verdade significa: Fugir de todo tipo de falsos alvos. Fugir das distorções da adoração, o que desagrada a Deus! (MT 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Se adorarmos a Deus sem entender o que fazemos, ou por que fazemos somos adoradores falsos! Aqueles que adoram a Deus em espírito e em verdade, devem tomar alguns cuidados para não serem enganados:

1- Não aceitar o convite de Satanás para adora-lo! Pois, até Cristo recebeu uma proposta desta: (MT 4:9) - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.Contudo, Cristo repreendeu a falsa adoração: (MT 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Concluímos portanto neste texto três coisas:

a) Satanás quer desviar a adoração que deve ser dada só a Deus para qualquer outro alvo. Se dobrarmos nossos joelhos ou pedirmos algo, ou confiarmos em qualquer outro nome, estamos caindo na cilada de Satanás. Porquanto, não há nenhum outro digno de ser adorado: (IS 42:8) - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (ÊX 20:2-5) Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Logo, o nome de Deus é o único cheio de glória, a quem devemos adorar!

b) Precisamos servir só a Deus, ou seja adorar só o seu Nome! Se dissermos que alguém além de Deus é capaz de algo estamos servindo a outros. Se pedirmos ajuda ou fizermos oração a qualquer outro nome estamos confiando em outros, e tendo outros como senhor, mas a bíblia diz: (LC 16:13) - Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Adoremos e busquemos só a Deus!

A esposa fiel não pode jamais, trair o esposo com outros, assim também o fiel adorador jamais trairia Deus com outros, pois Ele é um Deus zeloso! Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. - (1TS 5:24). Deus quer nos fazer fiel por meio de sua palavra, basta-nos ouvir, entender, aceitar e obedecer!

A adoração a Deus pode ser feita em qualquer lugar desde que, em espírito e em verdade, mas o povo adorador deve se reunir e prestar-lhe juntos louvores, honra e glórias! Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei. - (SL 35:18). Ao vermos tantos meios diferentes de celebrações e cultos a Deus, qual é o verdadeiro? Com qual Deus se alegra?

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. - (RM 12:1). Portanto o culto a Deus deve ser racional, precisamos entender que Deus não aceita adoradores que vivam de qualquer jeito. É preciso apresentar-se no altar de Deus com sinceridade. Ele só recebe nossa adoração se for racional:

1. Com um sacrifício vivo: O nosso corpo precisa estar apresentado diante de Deus. Vivificado pela palavra, remido e justificado em Cristo! Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.- (JO 5:21) .(Ver também 1Co15:22; Ef 2:1e5; 1Pe3:18)

2. Com santidade: O nosso corpo deve ser separado das coisas do mundo. Mortificai pois as coisas da carne, ou como adoraremos em espírito? Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.(RM 6:22) Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus, que sois vós, é santo.(1Co 3:17)

3. De forma agradável a Deus: Portanto, não devemos rejeitar a sua palavra, muito menos fazer-lhe coisas abomináveis! Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram. - (DT 32:16); Diz o tolo no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade... - (SL 53:1).Sim, a ira de Deus sobre tais pessoas permanece.

Não podemos esquecer que Caim e Abel certa vez foram adorar a Deus (Gn 4:1-5) ...E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Ora, Deus não aceita adorações cainistas, ou seja, de qualquer forma, capengas, pensando que de todo jeito serve.

O que devemos depositar no Altar do Senhor, ao adora-lo? (SL 51:17) - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Portanto: (Dt 11:16)- Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles.(1Jo5:21)- Filhinhos, guardai-vos dos ídolos!

Concluímos portanto que o cristão deve ter um coração sincero diante de Deus, e adorar só ao Senhor! Portanto, ele guarda-se, e foge de qualquer tipo de idolatria. Não participa a homenagem ou cultos a nenhum outro nome!

E agora? Tenho realmente sido um verdadeiro adorador? Tenho adorado em espírito e em verdade? Tenho adorado algum outro nome, confiado e até feito pedido de proteção a esses deuses imaginários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ