porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.(Lc9:54 e 55)
O texto nos revela que há da parte dos discípulos de Jesus uma falta de amadurecimento ou entendimento do que lhes era ensinado.
Apenas porque os samaritanos não quiseram ceder pousada a Jesus(v.52,53), esses discípulos quiseram como que causar medo, e impor-se. Ninguém nunca poderá hospedar a Jesus de forma obrigada, ou por medo. Não se deve fazer ameaças, ou chantagem para a vontade de Deus entrar no outro. Não é por força nem por violência, mas, pelo Santo Espírito.
Os discípulos queriam ver o “fogo descer”. Essa é a tese do místico, não se conforma com a fé, nem com a Palavra. Quer estar vendo, tocando. Usam velas, águas purificadoras, rosas, sabonetes, crucifixos, fitas, sal grosso, etc. E esquecem do sangue de Cristo: purifica, tem poder, e basta!!Os discípulos citam de um acontecido com Elias, e querem fazer igual, como se Deus tivesse uma mania, uma formula repetitiva, e limitada para agir. A revelação de Deus é progressiva, e positiva, e não há espaços para manias, ou banalizações. Portanto, nós também, não devemos ter manias, essas tradições religiosas enferrujadas. Jesus certa vez critica aos anciãos e diz: é por causa das vossas tradições que vocês desobedecem os mandamentos de Deus. Que tipo de cristão é você? Tem medo do fogo do céu? Quer ver e tocar em objetos místicos? Tens colocado as manias e as tradições acima da fé e da palavra? Então não entendes ainda a vontade do Senhor: Servi-lo com prazer e alegria; ter uma fé no invisível, e pela palavra; e servi-lo em novidade de vida e derrubar as velhas manias.
Pr. Felipe da Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário