DIANTE DE QUAL ALTAR?
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha. (1RS 18:32,33)
O texto narra sobre o profeta Elias, que fez um altar ao Deus verdadeiro, e com lenhas fez uma fogueira, mas não acendeu, apenas orou para que Deus aceitasse a sua oferta, o que aconteceu. (Ler capítulo 18 de 1Reis).
Os judeus tinham o hábito de fazer um altar, bem como um lugar para queimar as oferendas a Deus. Os pagãos também faziam algo semelhante para os seus deuses. Neste mesmo texto de 1Reis, os adoradores de Baal fazem um altar, e uma fogueira.
A fogueira, portanto simboliza oferta, oração e adoração. Um altar ao seu deus pessoal.
Lamentavelmente na França no século XII, uma cerimônia pagã, em homenagem ao deus Sol, o dia de solstício de verão, 22 ou 23 de Junho, acabou sendo introduzida na igreja, e depois por meio do sincretismo religioso, harmonizando deuses pagãos com santos homens da igreja, que passaram a ser adorados como deuses.
Chegou-se ao absurdo de se fazer altares para os deuses pagãos e desculpar o erro, dizendo que são para os homens de Deus. Mentiras!!
Nós evangélicos não devemos fazer altares para homens, nem fazer estas fogueiras, nem participar delas. Fugi da idolatria. Só ao Senhor daí glória.
A mentira diz: “Viva são Pedro! Viva são João! Viva santo Antônio! Quando sabemos que isto é exaltar e honrar a homens, é esquecer que eles são mortais, é deixar o Deus criador, pela criatura. Disse Jesus diante das mentiras do diabo: “Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a Ele prestarás culto”. A nenhum outro cultueis!
Portanto, quando olhardes para uma fogueira saiba que ali está um altar. Um altar a deuses pagãos, ensinados por pagãos, ou seja, aqueles que adoram a homens, a animais ou a elementos da natureza. Nós os discípulos de Jesus, adoramos ao Senhor, portanto, façamos da nossa vida um altar ao Senhor.
Pr. Felipe da Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário