Seguidores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIÇÃO 7- O FUNDAMENTO DA IGREJA

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; - (MT 16:18). A questão aqui é: Quem é esta pedra sobre a qual as portas do inferno não tem nenhuma ação? Para entendermos é preciso analisarmos cuidadosamente:

Jesus disse: Tu és Pedro, ou seja: Tu és duro como uma pedra! e (apontando para si) Continua: Sobre ESTA pedra(que sou eu, o Cristo) edificarei a MINHA Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Sim, Cristo é o único que derrotou todas as batalhas contra o maligno, pois Ele é a Rocha eterna!

1. Em tudo foi tentado, mas nunca pecou! (Hb 4:15)

2. Ele venceu a morte e tomou as chaves do inferno! (Ap 1:18)

3. Ele anulou todas as maldições! (Gl 3:13)

Já todos os outros homens, inclusive apóstolos cederam as mentiras do diabo: Tomé, Felipe, Bartolomeu e os outros também, tinham uma fé fraca, ao ponto de se esconder com medo de serem descobertos e mortos! Até Pedro, o traiu por três vezes(Mt 26:75), e antes disso foi violento cortando a orelha de um homem (Jo 18:10), e outra vez chegou a ser influenciado por Satanás (Mt 16:23), quando Jesus o repreendeu dizendo: “Vai pra lá Satanás!” Ora se a igreja estivesse sobre os ombros de Pedro a muito já estaria destruída!

Quem é a Pedra que alicerça a Igreja? O Próprio Pedro responde: (AT 4:11) “Ele (Cristo) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. (AT 4:12) - E em nenhum outro há salvação...”

Pedro não disse “EU”, mas sim: “ELE”, e confirma em sua epístola: “(1PE 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. (1PE 2:7) - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

O próprio Cristo testificou esta verdade: “Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor isto se cumpriu... E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. (MT 21:41,43). (=Firme-se em mim ou morra!)

É preciso portanto, crer e cair sobre esta Pedra e ser despedaçado, sendo assim refeito em um vaso novo, um vaso de honra; ou no juízo a Pedra vai cair sobre os rebeldes que se tornarão pó! Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. - (1CO 3:11). Os texto que lemos nos faz concluir que Cristo é o único fundamento, a pedra principal, o alicerce da nossa vida espiritual.

Que outro nome tem a Igreja do Senhor que comprova ser Cristo o alicerce? Em (1CO 12:12,27) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1CO 12:27) - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e sois seus membros em particular. Confirmando que a Igreja é chamada de Corpo de Cristo, ou seja é propriedade de Cristo. E que cada um daqueles que crêem, são membros do seu corpo. Devendo portanto: 1.Ficar ligado a Ele; 2.Ser abastecido por seu Sangue; 3.Obedecer a vontade daquele que é o cabeça, que é Cristo! (Ef 1:22,23; Cl 1:18)

Comparemos a Igreja e o corpo da pessoa de Cristo:

a) Jesus, em seu corpo foi batizado nas águas; e a Igreja foi revestida do Espírito em Pentecostes!(At 2:1-4)

b) Jesus, em seu corpo pregou o evangelho a todos; por isso a Igreja o anuncia em todas as nações; (Jo 4:17)

c) Jesus em seu corpo sofreu, foi crucificado, e venceu a morte; assim a Igreja padece, é perseguida, mas não é destruída; (Cl 1:24)

d) Jesus ressuscitou e foi morar com o Pai; assim a Igreja ressuscitará para a vida eterna, como herdeira do Pai; (1Co 15: 20-23)

A Igreja portanto pode ser descrita como:

1. Um lugar para cultuar a Deus, de forma íntima e exclusiva: (RM 12:1) - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2. Um lugar para praticar a mordomia: (2CO 9:7) - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2CO 8:12) - Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.

3. Um lugar para o ensino da disciplina: (MT 9:35) - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

4. Um lugar para desenvolver a comunhão com Deus e com os irmão, onde a convivência e a experiência nos faz crescer espiritualmente. (AT 2:41,42) - ... e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. - (JO 15:17); Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, - (EF 4:2); Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros... - (TG 5:16).

Qual é a Igreja verdadeira? Como posso reconhece-la?

O Senhor Jesus nos aconselha a sairmos da Igreja de Jezabel (Prostituição- Ap 2:20); da Igreja da doutrina de Balaão(Idolatras, e servem a outros senhores- Ap 2:14). A Igreja verdadeira está separada da doutrina dos Nicolaítas (prazer aqui e agora- Ap 2:15). E em (AP 18:2-4) - E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia... todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição... E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados...

Portanto, a Igreja verdadeira deve: ter uma doutrina PURA(Que não se contamina com outros deuses); buscar viver de forma PERFEITA(Conforme o padrão bíblico dos apóstolos); ser POBRE de espírito, com atitudes humildes; suportando quando PERSEGUIDA; fazendo tudo mantendo firmeza e PERSEVERANÇA. Sobre esta casa podemos dizer: Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.) - (SL 61:4)

E agora? Sou capaz de sair e evitar as igrejas falsas? Tenho forças para procurar e entrar numa Igreja que seja fiel a palavra?


LIÇÃO 6- OS MANDAMENTOS CRISTÃOS

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. - (AP 12:17). O texto acima revela que há um Dragão guerreando contra a mulher e os remanescentes! Surge-nos aqui três perguntas:

1. Quem é o Dragão? E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás...(Ap 12:9) E seu propósito é ir contra a mulher.

2. Quem é a Mulher e os remanescentes que o Dragão persegue? ...Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá...pois... foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. - (AP 14:4). Sim, é a Igreja!

3. Quais as características da Mulher? O texto afirma: Guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus, e certamente a Igreja do Senhor o faz adequadamente! Mas, alguém poderia perguntar: Os dez mandamentos do Sinai está valendo? É Claro que sim! – pois a palavra de Deus nunca perece – mas, devemos obedecê-los pelo testemunho, ou ensino de Jesus.

A TÁBUA 1- Fala dos mandamentos relativos a Deus! (do 1º ao 4º)-Êxodo 20: "Amar a Deus..."

1º. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES, POIS SOU TEU SENHOR! É estabelecido o princípio da autoridade vertical: Aceite a Deus (Jesus) como teu Senhor! Sirva-O e O obedeça. Isso significa que Deus exige ser o único alvo a ser adorado, pois a Pessoa de Deus é única e incomparável! Ele disse: Antes de mim nenhum deus se formou, e depois de mim nenhum haverá...Não há outro deus que eu conheça.... (Is 43:10; 44:6,8) Jesus disse: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás(Mt 4:10). Se você não aceitou a Jesus como Senhor, aceite-O agora mesmo, este é o primeiro mandamento!

2º. NÃO FARÁS NENHUMA IMAGEM DE ESCULTURA!Deus não se revela ao homem por imagens, mas sim pela sua palavra nos profetas, mas agora nos fala através de seu Filho, que é a imagem plena do Pai! (Hb1:1; Cl 1:15; 2:9). Por isso diz: Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. - (IS 42:8).

3º. NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO! A questão aqui é entendermos que o nome de Deus é superior! O próprio Senhor Jesus nos ensinou: Santificado é o teu Nome! Devemos pois Santificar o Nome do Senhor e não contaminá-lo com outros nomes! Concluímos pois que todo uso do Nome de Deus de forma a mistura-lo com outros é um uso em vão, não serve! Deus não ouve orações imundas, não aceita ofertas imundas. Portanto, não usemos o Nome daquele que habita os céus junto com os humanos que viveram na terra e que hoje estão mortos.

4º. GUARDARÁS O DIA DE SÁBADO! Esse mandamento simboliza duas bênçãos espirituais: Que devemos descansar do corre-corre do dia a dia, e aproveitar esse tempo para ser oferecido a Deus. E hoje, para aqueles que estão em Cristo, isso é feito quando descansamos em nosso Sábado, o repouso, que é Cristo, entregando a Ele todas as nossas ansiedades. Em Hebreus capítulos 3 e 4 fala que Cristo é o nosso repouso. Em (HB 4:11) - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Ora, sendo Cristo o nosso repouso, devemos usar todo o tempo possível que temos para Ele. É preciso portanto, que haja dedicação para com o Senhor. Se não temos tempo para Deus, somos desobedientes e não entramos em seu repouso!

A TÁBUA 2- Fala dos mandamentos relativos ao próximo! (do 5º ao 10º)

5º. HONRAR PAI E MÃE. É estabelecido o princípio da autoridade horizontal: Obedeça os seus superiores! A base deste princípio está em aprender a respeitar pai e mãe, cuidar deles quando necessário. Assim aprende-se a respeitar e honrar as hierarquias, e posições estabelecidas a partir do lar. Ver Mt 15:5, quando os religiosos não entendiam este ensino, mas Cristo disse: Cuidem primeiro dos de casa, e da família da fé. Não adianta religiosidade é preciso verdadeira humilhação do ego.

6º. NÃO MATARÁS. Pois o propósito de quem serve a Deus é gerar vida. Precisamos agir de tal forma que aqueles que estão mortos, possam conhecer a Cristo para que vivam! Devemos transmitir vida aos necessitados. É mandamento cristão, pois, dar frutos e gerar vidas.

7º. NÃO ADULTERARÁS. Cristo nos avisa que o simples olhar impuro já seria adultério. Precisamos purificar não só as ações mas, até nossos pensamentos. Cuidado com os teus olhos e com tua mente!

8º. NÃO FURTARÁS. O Senhor Jesus nos ensinou a ter tudo em comum, não basta não furtar, mas, precisamos compartilhar o que temos!

9º. NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO. O Senhor Jesus nos ensinou que, não precisamos apenas cessar de mentir, mas, precisamos defender aquele que não tem voz. Precisamos condenar as injustiças e sempre abençoar!

10º. NÃO COBIÇARÁS! O Senhor Jesus não só nos ensina a não valorizarmos demais as coisas deste mundo, mas principalmente que busquemos acumular tesouros no céu: Confessar a fé em Cristo, manifestar as boas obras da fé, buscar os dons do Espírito, produzir os frutos do Espírito...etc.

As duas tábuas que citamos, foram resumidas por Cristo: (MT 22:37-40) ... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ver Lucas 10:27.

a) Portanto, é preciso amarmos a Deus de todo o coração (Com amor completo e doador). Amá-lo de toda a alma (Com vontade, com prazer, com dedicação). E devemos amá-lo de todo o entendimento (Com conhecimentos, de forma racional, entendendo a palavra). Deus não quer adoradores insensíveis, involuntários ou irracionais. Mas, busca quem o adore em espírito e em verdade.

b) O segundo mandamento, que resume a tábua 2, é amar o próximo: (1Jo 3:23) - E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. (1Jo 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

Concluímos portanto, que a Igreja do Senhor tem sido perseguida pelo Dragão, mas deve guardar os mandamentos de Deus conforme o testemunho de Jesus: 1.Adorar só a pessoa de Deus; 2.Não fazer imagens de escultura; 3.Usar só o nome de Deus; 4.Dedicar tempo para Deus; 5.Honrar a família; 6.Transmita vida; 7.Não adultere nem pelo olhar impuro; 8.Compartilhe com os outros o que é teu; 9.Use palavras que abençoe; 10.Acumule tesouros nos céus!

E agora? Aceito viver segundo o mandamento de Deus ou fico com as tradições dos homens? Aceito o testemunho e os ensinos de Cristo, ou submeto-me as mentiras do Diabo? Lembre-se, a Igreja verdadeira obedece ao Senhor.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

A oração modelo

LIÇÃO 5- A ORAÇÃO MODELO

E disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar...(Lc 11:1)

Este texto nos mostra a necessidade dos discípulos e o desejo destes de orar corretamente! Por isso eles reconhecem que, só é possível orar corretamente se aprendermos com Jesus, e assim o Mestre nos ensina:

1) Os erros das orações, e que devemos evitar!

a- Querer aparecer, ou ser melhor que os outros. Julgar-se mais digno que os demais. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. (MT 6:5)

b- Usar de repetições, de palavras decoradas, sem entendimento, nem sentimento! E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. (MT 6:7)

2) Os pontos corretos, e que devemos praticar em nossas orações!

a- Orai ao Pai, e mais ninguém! Ele quer ter intimidade contigo: (MT 6:6) - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Este ponto nos define portanto que “Orar é falar com Deus!”

b- Orai ao Pai, pois Ele nos conhece intimamente! (MT 6:8) - Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. (Mt6:6)- Mas quando orares entra no teu quarto em secreto e teu Pai que vê em secreto te recompensará. Orar é ser íntimo de Deus!

c- Orai santificando o nome do Pai celeste! (MT 6:9) - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. O que significa isso? Ora, “Santo” significa: “Não misturar com o que impuro”, portanto não devemos usar o nome de Deus de forma indigna ou misturando com outros nomes, pois Ele é Santo. Não devemos misturar o santo e o profano! Que comunhão tem a luz com as trevas? O nome celeste de Deus não pode ser misturado com os nomes terrenos! Ora, se vermos um alimento super delicioso e o misturarmos com outro extremamente estragado, que sabor prevaleceria? Assim é a oração, Deus o Pai só recebe as orações de pessoas que santificam o seu nome, que vivam, creiam e orem apenas a Ele.

d- Orai pela vinda do seu reino! (MT 6:10) - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.Ora, precisamos desejar o Reino de Deus em nós, e isso só é possível quando reconhecemos que Ele é o Rei! Sim, temos que ser servo deste Reino. Precisamos nos entregar e reconhece-lo como Senhor ou o Seu Reino não nos alcançará. Portanto só entramos no Reino de Deus se formos submisso a sua vontade”. O servo só é servo se obedecer ao seu Senhor. Sim, até os anjos que não obedeceram a vontade de Deus, foram expulsos do céu, como o homem por não obedece-lo foi expulso do Éden. Apenas quem obedece a palavra de Deus pode entrar no seu Reino de Deus.

Se a sua vontade não entrar em mim, não posso entrar no seu Reino.

e- Orai reconhecendo a dependência de Deus, reconhecendo que Ele é quem nos providencia todas as coisas. (MT 6:11) - O pão nosso de cada dia nos dá hoje; Tudo que temos vem de Deus. Ele nos sustenta e a cada instante de nossa vida Ele está presente. Precisamos portanto ter um coração humilde e sermos grato por tudo que Ele nos tem proporcionado. Deus não se agrada de quem é orgulhoso, presunçoso e soberbo!

f- Orai reconhecendo que só Ele é quem perdoa as nossas dívidas para com o Pai! (MT 6:12) - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

A condição para este perdão é: Pedi-lo ao Pai, e perdoar o outro! Ora, se não peço ao Pai não sou jamais perdoado! E se, não perdôo aquele que me ofendeu, Deus também não me perdoará as ofensas que lhe fiz!

g- Orai suplicando pelo livramento do mal! Pedindo ao Pai para ser fortalecido nas tentações, pois, os dias são maus. Sim, o mundo jaz no maligno. (MT 6:13) - E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal... Jesus está aqui mais uma vez preocupado com as investidas do mal sobre o seu povo. Contudo, precisamos aprender que temos armas para vencer as tentações, a nossa fé! A bíblia diz que devemos resistir (lutar contra) o maligno. Que sinais acompanham aos que crêem no Nome de Jesus! Se cremos em Cristo, e usarmos a autoridade do seu Nome, então já vencemos o maligno.

h- Orai glorificando ao Senhor! Citando e reconhecendo os atributos da sua Majestade. O texto diz: porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Portanto, precisamos orar confessando que Ele é o Senhor do Reino, e que Ele é o Todo-poderoso, pois tem toda a autoridade nos céus e na terra; e que a Sua Glória (Atributos) é incomparável. Ver Isaías 42:8.

i- Em outra oportunidade o Senhor ensina que: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. - (JO 14:13) Portanto: Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. - (JO 14:14) Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. - (JO 16:23). Sim, devemos orar no Nome de Jesus, e assim revelar a glória do Pai! Doravante ore no Nome do Filho!

Como, quando e onde orar?

A bíblia nos ensina que podemos orar, de joelho(Ef 3:14); de pé (2Cr 20:5,6); deitado (2Re 20:2,3). O mais importante é a “posição” de nosso coração!

Os lugares podem ser: No templo, junto com a igreja, o qual Deus chamou de casa de oração,(Mt 21:13). Pode ser em um lugar particular, o quarto secreto, ficando a sós com Deus, (Mt 6:6). Pode-se ainda, ser em família, ou seja com os irmão da fé em qualquer lugar( 1Tm 2:8), com propósito comum! (At 12:12).

É preciso orarmos a todo tempo, ou seja: Ao deitar-se (Sl 4:1 e 8); Durante toda a noite (2Sm 12:16); Ao levantar-se (Jo1:5); Durante períodos determinados do dia (Dn 6:10); deve-se pois orar incansavelmente!(1Ts 3:10; 5:17).

Quem vive em total dependência de Deus, vive em oração! E este é o segredo! Ao orarmos com fé inabalável, certamente temos vitórias: Sobre as tentações(Mt 4: 2, 3); Sobre as enfermidades(At 3:6); sobre as dificuldades e aflições(At 27:34). Em Cristo, temos vitória sobre tudo, (Mt 21:22).

E agora? Vou orar como a bíblia ensina ou do jeito errado dos homens?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coração Adorador

LIÇÃO 4- CORAÇÃO ADORADOR

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. - (JO 4:23) Conforme, o texto que lemos Deus está querendo encontrar pessoas que expressem uma adoração a Ele a partir de dois princípios:

Adoração feita em espírito: Ou seja, com sentimentos! Deve vir do interior do homem, de dentro do seu coração! O próprio Senhor Jesus, criticando os fariseus, revela que Deus não se agrada de palavras bonitas, ou de atitudes exteriores, mas Ele sonda os corações ao dizer: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Por isso em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens(MT 15:8,9). Sim! Precisamos adora-lo de todo o nosso coração! (MT 6:21) - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Adoração feita em verdade: Ou seja, com entendimento! Deve saber o que é adorar, e como adorar, a quem adorar, e porque adorar. Em verdade significa: Fugir de todo tipo de falsos alvos. Fugir das distorções da adoração, o que desagrada a Deus! (MT 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Se adorarmos a Deus sem entender o que fazemos, ou por que fazemos somos adoradores falsos! Aqueles que adoram a Deus em espírito e em verdade, devem tomar alguns cuidados para não serem enganados:

1- Não aceitar o convite de Satanás para adora-lo! Pois, até Cristo recebeu uma proposta desta: (MT 4:9) - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.Contudo, Cristo repreendeu a falsa adoração: (MT 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.Concluímos portanto neste texto três coisas:

a) Satanás quer desviar a adoração que deve ser dada só a Deus para qualquer outro alvo. Se dobrarmos nossos joelhos ou pedirmos algo, ou confiarmos em qualquer outro nome, estamos caindo na cilada de Satanás. Porquanto, não há nenhum outro digno de ser adorado: (IS 42:8) - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (ÊX 20:2-5) Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Logo, o nome de Deus é o único cheio de glória, a quem devemos adorar!

b) Precisamos servir só a Deus, ou seja adorar só o seu Nome! Se dissermos que alguém além de Deus é capaz de algo estamos servindo a outros. Se pedirmos ajuda ou fizermos oração a qualquer outro nome estamos confiando em outros, e tendo outros como senhor, mas a bíblia diz: (LC 16:13) - Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Adoremos e busquemos só a Deus!

A esposa fiel não pode jamais, trair o esposo com outros, assim também o fiel adorador jamais trairia Deus com outros, pois Ele é um Deus zeloso! Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. - (1TS 5:24). Deus quer nos fazer fiel por meio de sua palavra, basta-nos ouvir, entender, aceitar e obedecer!

A adoração a Deus pode ser feita em qualquer lugar desde que, em espírito e em verdade, mas o povo adorador deve se reunir e prestar-lhe juntos louvores, honra e glórias! Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei. - (SL 35:18). Ao vermos tantos meios diferentes de celebrações e cultos a Deus, qual é o verdadeiro? Com qual Deus se alegra?

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. - (RM 12:1). Portanto o culto a Deus deve ser racional, precisamos entender que Deus não aceita adoradores que vivam de qualquer jeito. É preciso apresentar-se no altar de Deus com sinceridade. Ele só recebe nossa adoração se for racional:

1. Com um sacrifício vivo: O nosso corpo precisa estar apresentado diante de Deus. Vivificado pela palavra, remido e justificado em Cristo! Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.- (JO 5:21) .(Ver também 1Co15:22; Ef 2:1e5; 1Pe3:18)

2. Com santidade: O nosso corpo deve ser separado das coisas do mundo. Mortificai pois as coisas da carne, ou como adoraremos em espírito? Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.(RM 6:22) Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; pois o templo de Deus, que sois vós, é santo.(1Co 3:17)

3. De forma agradável a Deus: Portanto, não devemos rejeitar a sua palavra, muito menos fazer-lhe coisas abomináveis! Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram. - (DT 32:16); Diz o tolo no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade... - (SL 53:1).Sim, a ira de Deus sobre tais pessoas permanece.

Não podemos esquecer que Caim e Abel certa vez foram adorar a Deus (Gn 4:1-5) ...E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Ora, Deus não aceita adorações cainistas, ou seja, de qualquer forma, capengas, pensando que de todo jeito serve.

O que devemos depositar no Altar do Senhor, ao adora-lo? (SL 51:17) - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Portanto: (Dt 11:16)- Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles.(1Jo5:21)- Filhinhos, guardai-vos dos ídolos!

Concluímos portanto que o cristão deve ter um coração sincero diante de Deus, e adorar só ao Senhor! Portanto, ele guarda-se, e foge de qualquer tipo de idolatria. Não participa a homenagem ou cultos a nenhum outro nome!

E agora? Tenho realmente sido um verdadeiro adorador? Tenho adorado em espírito e em verdade? Tenho adorado algum outro nome, confiado e até feito pedido de proteção a esses deuses imaginários?

DIRETORIA ICB 2013-2014

A 51ª Assembléia dos Ministros da ICB deliberou em nova eleição a seguinte liderança nacional: DIRETORIA NACIONAL - Presidente: Pr. Mayldson Fernandes; Vice presidente: Pr. Márcio Morais; Tesoureiro Nacional: Prb. Fco Carneiro; Secretário Geral: Pr. Pedro Rodrigues; DIRETORIA SENAMIC - Secretário de Missões: Pr. Antônio Dantas; Secretário Adjunto -Pr. João de Souza; Tesoureiro de Missões -Pr. Cléber de Sousa; CONSELHO DE ÉTICA - Pr. Fco Souto; Pr. Felipe da Hora; Pr. Adilson de Jesus; Pr. Isac dos Reis; e Pr. Iremar Santos. CONSELHO FISCAL - Pr. Joel Medeiro; Pr. Aluízio Otaviano; Pr. José Souto. Compõe ainda a Diretoria os Representantes das Regiões Eclesiástica, a saber: 1- REGIÃO LESTE RN PB PE BA: Pr. Geraldo Lima; Pr. Erinaldo Veríssimo. 2- REGIÃO OESTE RN PB PE BA: Pr. David Marroque; Pr. Fco Higino; 3- REGIÃO OESTE RN SERIDÓ: Pr.Isac Reis; Ev. Fco Elieudo; 4- REGIÃO NORTE CE: Pr. Felipe da Hora; Pr. Jurandi Bezerra; 5- REGIÃO SUDESTE: A receber dados; 6- REGIÃO MAPI: Pr. Francildo Gomes; Mss. Elis Regina; 7- REGIÃO OESTE CENTRAL: Pr. Nicássio de Assis; Pr. Paulo Abdias; 8- REGIÃO LESTE OESTE CE: Pr. Herbert Amorim; Pr. Cavalcante Neto.

Ouça Rádio Evangelho

Uma Igreja compromissada com o Reino

A Igreja de Cristo do Centro de Sobral, convida a todos os amigos do Evangelho para construirmos uma Igreja Teraupeta. Jesus nos chamou para sermos tratados nele, mas também para sermos canal para tratarmos outros. Visite-nos!

DEUS AMA VOCÊ